Grupo: Angélica Aquino , Aryanna Garcia, Daniela Araújo, Danielle Barcellos, Júlia Shayenne e Vanessa Almeida .
Nossa Sequência Didática é essencialmente ligada à Área de Conhecimento de Língua Portuguesa, porém permitindo o encaixe de outras áreas, que chamaremos transversais.
DISCIPLINA: Língua Portuguesa.
TEMA CENTRAL: O Carnaval.
ESCOLHA DO TEMA: Devido ao período em que o Brasil comemora o Carnaval, mais especificamente os estados de Rio de Janeiro e São Paulo, que fazem parte da região sudeste, a qual residimos, entendemos que este seria um tema acessível e interessante para o trabalho com os alunos.
FAIXA ETÁRIA: 9 a 11 ANOS.
DURAÇÃO: Cerca de 10 dias .
1° e 2° Dia
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TEMA DA AULA
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TEMA TRANSVERSAL
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GÊNERO
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EIXO
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À Definir
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A História do Carnaval
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História e Português
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Narrativo
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Prática de Leitura
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Objetivos da Aula:
·
Trabalhar
o contexto intercultural do Carnaval,
·
Produção
Textual através de imagens escolhidas pelos próprios alunos sobre o Carnaval,
·
Compreensão
Textual,
·
Aprimoramento
da Escrita reflexiva,
·
Trabalho
com gênero descritivo.
Procedimento
Metodológico:
·
Contar
uma breve história sobre o Carnaval e suas características,
1° Momento: Após todos os alunos
entrarem em sala e se organizarem será feito um Ditado de palavras referentes ao tema carnavalesco, como exemplo:
SERPENTINA, FOLIA, MÁSCARA, DESFILE, JURADOS, FESTA, BLOCO, MARCHINHAS, VERÃO, FESTA, ALEGRIA, BRINCADEIRA, SAMBA, SAPUCAÍ, BELEZA e etc.
2° Momento: Após o ditado ser
corrigido, é a hora de questioná-los sobre as palavras que eles acabaram de
escrever, onde o professor irá explicar cada palavra e seu significado.
3° Momento: É o momento de
contar-lhes a história que o professor trouxe a respeito do Carnaval:
“O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e
representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado,
as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia
num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à
liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi
influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países
como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os
carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o
pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora
sejam de origem européia.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.”
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.”
5° Momento: A última atividade
trabalhada na sala de aula será a exposição de várias fotos sobre o carnaval em
cima da mesa da professora em questão aonde cada aluno irá escolher uma foto e
de acordo com a foto escrever uma frase descrevendo a foto.
3° Dia
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TEMA DA AULA
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TEMA TRANSVERSAL
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GÊNERO
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EIXO
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À definir
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Marchinhas de Carnaval
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Música
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Canção
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Prática de oralidade e produção
textual
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Objetivos
da Aula:
·
Utilizar
uma canção de carnaval (as marchinhas) para trabalhar a oralidade em sala de
aula,
·
Fazer
com que os alunos observem através do texto; a importância da língua,
·
Explicar aos alunos a mensagem da música, e deixar cada um fala o que entendeu para
desenvolver sua comunicação em grupo.
Procedimento
Metodológico: Fazer uma rodinha com os alunos
1° Momento: Explicar que no século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se
cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas.
Onde as pessoas, brincavam o carnaval formando blocos de amigos que saíam
cantando, tocando e dançando pelas ruas da cidade.
Trabalhando
Com o Gênero Textual - Essas músicas tinham letras fáceis e
alegres para agradar os foliões, depois dos anos 60 começaram a ser substituído
pelo samba enredo, outro gênero de música tocado pelas escolas de samba.
2°
Momento: Ajudá-los a compreender o texto e tirar as dúvidas existentes,
comentar sobre as estações do ano, fala sobre a importância da hidratação no verão
e principalmente nos período de festa do carnaval.
3° Momento: Escrever a música no
quadro e pedir para copiar no caderno.
4° Momento: Cantar para os alunos
a marchinha ensinando o ritmo e posteriormente convidá-los a cantar junto,
fazendo com que todos os alunos participem.
Perguntar a partir desta canção, quem conhece
mais marchinhas de Carnaval e convidá-los a cantá-la.
4° Dia
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TEMA DA AULA
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TEMA TRANSVERSAL
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GÊNERO
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EIXO
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MESMA AULA
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Marchinhas de Carnaval
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Música
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Canção
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Prática de oralidade e produção
textual
|
Todos
sentados, ainda em círculo no chão. Ouvir a explicação da professora da
atividade que eles farão no momento.
A professora irá
distribuir pratos de papelões para os alunos decorarem recortes em jornais,
pinturas ou desenhos sobre o carnaval e depois cada um escrever uma mensagem de
carnaval no mural da sala, de acordo com a sua decoração no prato.
Após a
atividade os alunos deverão arrumar a sala juntos, guardando os materiais
utilizados.
Atividade para Casa:
Pesquisar
com a família e escrever uma marchinha de carnaval para ser apresentada na
Oficina que será realizada no final do projeto. Os alunos devem trazer por
escrito e ensinar aos coleguinhas as marchinhas que trouxerem.
Recursos Utilizados
na Aula:
Texto, revistas, jornais, piloto, tinta
guache, canetinhas, cola, tesoura sem ponta, material escolar, papelão, pincéis.
5° DIA
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TEMA DA AULA
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TEMA TRANSVERSAL
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GÊNERO
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EIXO
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À definir
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Longa-metragem RIO (2011)
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Cultura
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Sinopse do filme
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Prática de leitura, prática de
oralidade discutindo o texto e produção textual
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Trailler em Português
Objetivos da Aula:
·
Utilizar o filme “Rio” para trabalhar a história do
carnaval carioca na produção textual, com o objetivo de identificar o domínio
de cada aluno em relação aos padrões da linguagem escrita.
Procedimento
Metodológico:
1° Momento: Apresentar às
crianças a sinopse do filme em formato de texto e ler junto com eles,
explicando que gênero textual é esse, de caráter informativo.
“Rio
é um filme em 3D animado por computador norte-americano dos gêneros musical e
comédia, produzido pela 20th Century Fox e pela Blue Sky Studios. Dirigido por
Carlos Saldanha, o título do filme refere-se a cidade do Rio de Janeiro, local
onde é ambientado.
O filme conta a história de Blu, uma Arara Azul macho que
é levada ao Rio de Janeiro para se acasalar com uma fêmea. Rio foi lançado no
Brasil em 2011 e foi indicado ao Oscar 2012 com “Melhor Canção Original”.
2°
Momento: Assistir ao Filme
Duração: 1h 36minMomento do Intervalo: Ao término do filme os alunos saem
para o lanchinho.
Volta Calma
(Depois do intervalo):
Os alunos retornam à sala de aula, fazem uma rodinha e vão contar sobre o que viram no filme, o que mais gostaram e o que entenderam.
Os alunos retornam à sala de aula, fazem uma rodinha e vão contar sobre o que viram no filme, o que mais gostaram e o que entenderam.
3° Momento: A professora pedirá que os alunos
façam uma produção textual daquilo que acabaram de contar na rodinha. Deixar
claro que essa atividade será importante para o planejamento das próximas aulas
e vão ajudar todos a escrever com mais segurança. Portanto, os alunos precisam
se esforçar para escrever sozinhos, da maneira como sabem. Esclarecendo que
ninguém precisa ter medo de errar nesse momento e que é muito importante que
ninguém copie o texto do colega.
Recursos Utilizados na Aula:
TV, DVD (sala de multimídia), caderno, lápis e durante esta aula a
professora levará pipoca para os alunos comerem assistindo ao filme.
6 e 7° Dias
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TEMA DA AULA
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TEMA TRANSVERSAL
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GÊNERO
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EIXO
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À definir
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Confecção da Lista de material
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Artes, Noções de higiene e Noções de organização
|
Lista
|
Prática de leitura, prática de reflexão sobre o uso
da língua e produção textual
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Objetivo da
Aula:
·
Estabelecer
junto com os alunos uma lista de material para confecção das máscaras de carnaval
e mostrar como se confecciona uma lista, permitindo que eles realizem o
trabalho.
·
Fazer
com que eles adquiram noções de medida, peso, quantidade, cor e forma.
·
Trabalhar
também a criatividade e passar valores:
1.
Como
trabalhar em grupo,
2.
Respeitar
o espaço do colega,
3.
Limpeza
e higienização da sala e dos espaços trabalhados.
Procedimento
Metodológico:1° Momento: Dividir a turma em grupos,
2° Momento: Cada grupo vai escolher o material que deseja usar para confecção de suas mascaras e instrumentos,
3° Momento: Criar a lista com os alunos.
Exemplo de Lista:
·
Purpurina
·
Cartolina na
cor desejável
·
Glíter
·
Cola colorida
·
Cola Branca
·
Elástico
|
·
Lata de leite
·
Lata de
refrigerante
·
Prato de vaso
·
Tampinha de
garrafa
Cano
de P.V.C. cortado
|
Aula Prática:
1° Momento:
Confecção das máscaras
2° Momento:
Colocando as máscaras para secar
3° Momento:
Limpeza e organização da Sala de Aula
8° Dia
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TEMA DA AULA
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TEMA TRANSVERSAL
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GÊNERO
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EIXO
|
À definir
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Língua Portuguesa Essencial
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Gramática
|
Texto
|
Prática de reflexão sobre o uso da língua, prática
de oralidade e produção textual
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Objetivo da
Aula:
·
Aumentar o entendimento e assimilação do conhecimento através
da leitura,
·
Incentivar e estimular o trabalho em Grupo.
Procedimento
Metodológico:
1° Momento: Dentro da
sala de aula iremos ler alguns pequenos textos que outras crianças criaram
falando sobre o carnaval.
2° Momento: A partir
disto, nós iremos produzir nossos próprios textos dividindo a turma em grupos.
3° Momento: Cada grupo
ganhará uma caixa com várias palavras pintadas em placas grandes de papelão.
Separadamente deverão montar um pequeno texto, que poderá ser de apenas um
parágrafo sobre o tema Carnaval, utilizando as palavras que o grupo recebeu. O grupo deverá apresentar suas considerações no penúltimo dia do projeto.
9° Dia
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TEMA DA AULA
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TEMA TRANSVERSAL
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GÊNERO
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EIXO
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MESMA AULA
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Língua Portuguesa Essencial
|
Gramática
|
Debate
|
Prática de reflexão sobre o uso da língua e prática
de oralidade .
|
1° Momento: Neste momento,
um representante de cada grupo deverá vir à frente da turma e ler o trecho que
seu grupo produziu.
2°Momento: As
crianças receberam as máscaras que produziram no dia anterior. A professora
lembrará a atividade para casa que eles receberam na terça – feira de trazerem
as marchinhas de carnaval que aprenderam com seus parentes ou amigos.
3° Momento: As crianças farão um debate sobre suas reflexões, aquilo que produziram em formato textual e explicitarão suas opiniões, discutindo também o uso das marchinhas de carnaval. O professor fará a mediação e contribuirá com as seguintes informações:
"Marcha de Carnaval, também conhecida como "marchinha", é um gênero de música popular que esteve no carnaval dos brasileiros dos anos 20 aos anos 60 do século XX, altura em que começou a ser substituída, na preferência do público, pelo samba enredo.
A primeira marcha foi a composição de 1899 de Chiquinha Gonzaga, intitulada Ó Abre Alas, feita para o cordão carnavalesco Rosa de Ouro.
Na origem foi, no entanto, um estilo musical importado para o Brasil. Descende directamente das marchas populares portuguesas, partilhando com elas o compasso binário das marchas militares, embora mais acelerado, melodias simples e vivas, e letras picantes, cheias de duplo sentido. Marchas portuguesas faziam grande sucesso no Brasil até 1920, destacando-se Vassourinha, em 1912, e A Baratinha, em 1917."
A primeira marcha foi a composição de 1899 de Chiquinha Gonzaga, intitulada Ó Abre Alas, feita para o cordão carnavalesco Rosa de Ouro.
Na origem foi, no entanto, um estilo musical importado para o Brasil. Descende directamente das marchas populares portuguesas, partilhando com elas o compasso binário das marchas militares, embora mais acelerado, melodias simples e vivas, e letras picantes, cheias de duplo sentido. Marchas portuguesas faziam grande sucesso no Brasil até 1920, destacando-se Vassourinha, em 1912, e A Baratinha, em 1917."
10° Dia
Se consistirá no baile de
carnaval da turma. Os alunos terão a oportunidade de cantar as marchinhas de
carnaval que aprenderam, ensinando-as aos demais colegas e a aula terminará
assim, em forma de brincadeira, um grande baile de carnaval.
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